REGULAMENTO

30ª MEIA MARATONA “CIDADE DE OVAR”

 REGULAMENTO

1. ORGANIZAÇÃO

1.1 – AFIS/OVAR- Atletas Fim-de-semana.
1.2 – com o apoio das seguintes entidades:
Câmara Municipal de Ovar
União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e S. Vicente Pereira Jusã
Federação Portuguesa de Atletismo
Associação Atletismo de Aveiro

2. DATA/HORA/LOCAL

2.1 – Dia 7 de Outubro de 2018, pelas 10 horas, em Ovar.

3. PROVAS / DISTÂNCIAS

3.1 – a 30ª MEIA MARATONA “Cidade de Ovar”.
3.2 – a 18ª CAMINHADA “Cidade de Ovar” (8200m) – sem carácter competitivo;
3.3 – a 23ª MINI-MARATONA “Correr pela vida / Não à droga” pelas 10h15 para todos os jovens dos 9 aos 16 anos (1500m) – sem carácter competitivo;
3.4 – a 2ª CORRIDA DO AZULEJO – (cerca de 10Km)

4. PARTICIPAÇÕES

4.1 – A Meia-Maratona é aberta a atletas federados e não federados, nascidos em 1998 e anteriores.
A Corrida do Azulejo, é aberta a atletas federados e não federados, nascidos em 2000 e anteriores.
A Caminhada é aberta a todas as idades.
A Mini Maratona é aberta a participantes com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos.
4.2 – A participação de atletas estrangeiros só será permitida a convite da organização.
4.3 – À Organização reserva-se o direito da aceitação das inscrições.

5. PERCURSO

5.1 – A partida e a chegada serão no Largo 5 de outubro (Jardim dos Campos) e o controlo encerrará às 12h30 (duas horas e trinta minutos após a partida), para todas as provas.
5.2 – Existirão vários pontos de controlo durante a prova.
5.3 – Existirão abastecimentos aos 5, 10, 15 e 20 Km.
5.4 – O percurso estará devidamente sinalizado.
5.5 – O percurso da Meia Maratona, desenrola-se entre a Cidade, a Floresta, o Mar e a Ria. É quase totalmente plano e despoluído. Mede rigorosamente 21,0975 Km, distância certificada pela FPA.
5.6 – O percurso da Corrida do Azulejo, desenrola-se entre a Cidade e a Floresta. Mede cerca de 10 Km.
5.7 – Ambos os percursos são quase totalmente planos.
5.8 – Por motivos alheios à Organização, o percurso e a hora da partida poderão ser alterados.

6. SEGURO DESPORTIVO

6.1- A Organização fará um Seguro Desportivo a favor dos atletas não cobertos pelo Seguro Desportivo ou Escolar. (Dec. Lei N.º 10/2009 de 12 de janeiro)
6.2 – O seguro de provas desportivas cobre os riscos de morte ou invalidez permanente e despesas de tratamento constantes na respetiva apólice.
6.3 – A adesão ao Seguro realiza-se no momento da inscrição na prova, devendo o aderente pagar a taxa de inscrição que for estabelecida pelo organizador.
6.4 – A aptidão física e psicológica de todos os atletas, será da responsabilidade dos próprios e/ou das entidades que os inscreverem, garantindo-se deste modo que não têm qualquer contra indicação para a prática da corrida, em competição.
6.5- Não é da responsabilidade da organização, bem como de qualquer entidade oficial e particular que lhe preste apoio ou colaboração, qualquer acidente com atletas, técnicos e demais apoiantes, nas viagens de acesso e regresso ao longo da prova, em ações de apoio por estas pessoas estranhas à organização.

7. SEGURANÇA

7.1- Ao longo do percurso será montado um sistema de segurança formado por elementos da Organização, P.S.P. e G.N.R.
7.2 – O acompanhamento clínico da prova será assegurado por equipas médicas, auxiliadas pelos Bombeiros Voluntários de Ovar e pela Cruz Vermelha Portuguesa-Núcleo de Ovar.
7.3 – O acompanhamento dos atletas só será permitido a veículos que para tal estejam credenciados pela Organização, incluindo velocípedes sem motor.

8. ESCALÕES ETÁRIOS

Para a Meia Maratona
8.1 – FEMININOS
Seniores – 20/39 anos
Veteranas – Com mais de 40 anos inclusive
8.2 – MASCULINOS
Seniores – 20/39 anos
Veteranos 1 – 40/44 “
Veteranos 2 – 45/49 “
Veteranos 3 – 50/54 “
Veteranos 4 – 55/59 “
Veteranos 5 – Com mais de 60 anos inclusive
8.3 – Para apuramento da idade é considerada a data do dia da prova.

Para a Corrida do Azulejo
8.4 FEMININOS
Seniores – 20/39 anos
Veteranas – Com mais de 40 anos inclusive.
8.5 MASCULINOS
Juniores/Seniores – 20/39 anos
Veteranos – Com mais de 40 anos inclusive.

9. INSCRIÇÕES

9.1 Apenas serão consideradas válidas as inscrições efetuadas em www.afis.pt

10. LEVANTAMENTO DE DORSAIS

10.1 – A entrega dos dorsais será efetuada no centro comercial Dolce Vita Ovar e no Salão Paroquial de Ovar (Avª do Bom Reitor), nos seguintes dias e horários:
Dia 5 de outubro: 13h às 22h (Dolce Vita Ovar)
Dia 6 de outubro: 10h às 19h (Dolce Vita Ovar)
Dia 7 de outubro: 7:30h às 9h (Salão Paroquial de Ovar)

11. PRÉMIOS

11.1 – Haverá prémios monetários para as seguintes classificações:
Para a Meia Maratona
Geral masculina: 1º ao 20º lugar
Veteranos masculinos: 1º ao 3º lugar
Geral feminina: 1º ao 10º lugar
Veteranas: 1º ao 5º lugar
11.2 – 1º atleta masculino receberá o troféu Câmara Municipal de Ovar.
11.3 – A 1ª atleta feminina receberá o troféu União de Freguesias de Ovar.
11.4 – O 1º atleta masculino natural do concelho de Ovar receberá um troféu.
11.5 – A 1ª atleta feminina natural do concelho de Ovar receberá um troféu.
Para a Corrida do Azulejo
Geral masculina: 1º ao 5º lugar
Veteranos masculinos: 1º ao 3º lugar
Geral feminina: 1º ao 5º lugar
Veteranas: 1º ao 3º lugar
11.6 – Os prémios monetários não são acumuláveis. Cada atleta só recebe um prémio monetário (o de maior valor).
11.7 – Os prémios serão pagos 30 dias após a data do evento, quando acompanhados dos elementos solicitados na declaração a preencher.
11.8 – Ao abrigo da lei fiscal em vigor, os valores indicados nas tabelas de prémios monetários serão pagos contra a apresentação de recibo eletrónico ou recibo de ato isolado emitido a AFIS/Ovar- Atletas Fim de Semana.
11.9 – Haverá prémios de presença para todos os atletas que terminarem as provas.
11.10 – O atleta deverá ser portador do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão para prova em caso de dúvida, da sua idade ou da sua identificação.
11.11 – A Organização não se responsabiliza pela ausência do atleta na classificação, devido a má colocação do chip.
11.12 – Não existe classificação coletiva.

12. IDENTIFICAÇÃO DO ATLETA

12.1 – O atleta é obrigado a envergar o dorsal no peito de forma visível.
12.2 – O atleta é obrigado a usar o chip na sapatilha e a efetuar a sua devolução após corta a linha de meta por forma a receber o Kit de chegada.
12.3 – O incumprimento dos pontos anteriores leva á desclassificação.

13. OUTROS

13.1 – Os atletas terão obrigatoriamente de correr sempre pela estrada..
13.2 – Haverá uma zona de partida isolada, apenas para atletas devidamente identificados pela Organização.
13.3 – A não observância do estipulado nos pontos anteriores levará à imediata desclassificação dos atletas infratores.
13.4 – Os atletas poderão usufruir de duches nas instalações do Bombeiros Voluntários de Ovar e na Escola EB 2,3 António Dias Simões.
13.5 – Qualquer participante, ao efetuar a sua inscrição, autoriza a cedência, de forma gratuita e incondicional, dos direitos de utilização da sua imagem captadas em filmagens e em fotografias que terão lugar durante o evento, autorizando a sua reprodução em qualquer meio comunicacional.
13.6 – Qualquer participante ao efetuar a sua inscrição, aceita tacitamente o presente regulamento.
13.7 – Os participantes poderão estar sujeitos a um controlo anti-doping.

14. JURI DAS PROVAS

14.1 – O Júri da prova será da inteira responsabilidade da Organização e do Conselho de Arbitragem da
A. A. Aveiro.
14.2 – Os casos omissos serão resolvidos pela Organização e pelo Júri da Prova, com base no regulamento de provas de estrada e corta-mato.
14.3 – Nesta prova estará presente um delegado técnico da A. A. de Aveiro.

15. CONTACTOS / INFORMAÇÕES

15.1 – Telefone/Fax: 256583597
15.2 – Email: [email protected]
15.3 – Site: www.afis.pt

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