34ª MEIA MARATONA “CIDADE DE OVAR”
REGULAMENTO
1. ORGANIZAÇÃO
1.1 – AFIS/OVAR- Atletas Fim-de-Semana.
1.2 – com o apoio das seguintes entidades:
Câmara Municipal de Ovar
União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e S. Vicente Pereira Jusã
CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
Federação Portuguesa de Atletismo
Associação Atletismo de Aveiro
2. DATA/HORA/LOCAL
2.1 – Dia 6 de outubro de 2024, pelas 10 horas, em Ovar,
3. PROVAS / DISTÂNCIAS
3.1 – a 34ª MEIA MARATONA “Cidade de Ovar”.
3.2 – a 22ª CAMINHADA “Cidade de Ovar” – sem carácter competitivo;
3.3 – a 27ª MINI-MARATONA “Correr pela vida / Não à droga” pelas 10h15, para todos os jovens dos 7 aos 14 anos (cerca de 1.000 m) – sem carácter competitivo;
3.4 – a 6ª CORRIDA DO AZULEJO – (10Km)
3.5 – a 34ª MEIA MARATONA “Cidade de Ovar”, está inserida no “Circuito Estrelas de Portugal” – Ver regulamento em estrelasdeportugal.pt
4. PARTICIPAÇÕES
4.1 – A Meia-Maratona é aberta a atletas federados e não federados, nascidos em 2004 e anteriores.
A Corrida do Azulejo, é aberta a atletas federados e não federados, nascidos em 2006 e anteriores.
A Caminhada é aberta a todas as idades.
A Mini Maratona é uma prova gratuita, aberta a participantes com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos mediante inscrição prévia.
4.2 – A participação de atletas estrangeiros só será permitida a convite da organização.
4.3 – À Organização reserva-se o direito da aceitação das inscrições.
5. PERCURSO
5.1 – A partida e a chegada serão no centro da cidade de Ovar e o controlo encerrará às 12h30 (duas horas e trinta minutos após a partida), para todas as provas.
5.2 – Existirão vários pontos de controlo durante a prova.
5.3 – Existirão abastecimentos aos 5, 10, 15 e 20 Km.
5.4 – O percurso estará devidamente sinalizado e mede rigorosamente 21,0975 Km, distância certificada pela FPA e desenrola-se entre a Cidade, a Floresta e o Mar.
5.5 – O percurso da Corrida do Azulejo, estará devidamente sinalizado e mede rigorosamente 10 km e desenrola-se dentro da Cidade.
5.6 – Por motivos alheios à Organização, o percurso e a hora da partida poderão ser alterados.
6. SEGURO DESPORTIVO
6.1 – A Organização fará um Seguro Desportivo a favor dos atletas não cobertos pelo Seguro Desportivo ou Escolar. (Dec. Lei N.º 10/2009 de 12 de janeiro)
6.2 – O Seguro de provas desportivas cobre os riscos de morte ou invalidez permanente e despesas de tratamento constantes na respetiva apólice.
6.3 – A adesão ao Seguro realiza-se no momento da inscrição na prova, devendo o aderente pagar a taxa de inscrição que for estabelecida pelo organizador.
6.4 – A aptidão física e psicológica de todos os atletas, será da responsabilidade dos próprios e/ou das entidades que os inscreverem, garantindo-se deste modo que não têm qualquer contra indicação para a prática da corrida, em competição.
6.5 – Não é da responsabilidade da organização, bem como de qualquer entidade oficial e particular que lhe preste apoio ou colaboração, qualquer acidente com atletas, técnicos e demais apoiantes, nas viagens de acesso e regresso ao longo da prova, em ações de apoio por estas pessoas estranhas à organização.
7. SEGURANÇA
7.1 – Ao longo do percurso será montado um sistema de segurança formado por elementos da Organização, P.S.P. e G.N.R.
7.2 – O acompanhamento clínico da prova será assegurado por equipas médicas, auxiliadas pelos Bombeiros Voluntários de Ovar.
7.3 – O acompanhamento dos atletas só será permitido a veículos que para tal estejam credenciados pela Organização, incluindo velocípedes sem motor.
8. ESCALÕES ETÁRIOS
Para a Meia Maratona:
8.1 – FEMININOS: Seniores – 20/39 anos; Veteranas 1 – 40/44 anos; Veteranos 2 – Com mais de 45 anos, inclusive.
8.2 – MASCULINOS: Seniores – 20/39 anos; Veteranos 1 – 40/44 anos; Veteranos 2 – 45/49 anos; Veteranos 3 – 50/54 anos; Veteranos 4 – 55/59 anos; Veteranos 5 – Com mais de 60 anos, inclusive.
8.3 – Para apuramento da idade é considerada a data do dia da prova.
Para a Corrida do Azulejo:
8.4 – FEMININOS: Seniores – 18/39 anos; Veteranas – Com mais de 40 anos, inclusive.
8.5 – MASCULINOS: Juniores/Seniores – 18/39 anos; Veteranos – Com mais de 40 anos, inclusive.
9. INSCRIÇÕES
9.1 – Apenas serão consideradas válidas as inscrições efetuadas em: www.afis.pt ; mmovar.afis.pt ; lap2go.com
Atenção: A participação na Mini é gratuita mas obriga a registo de inscrição
9.2 – Os cancelamentos de inscrições não gozam de reembolso do valor da inscrição.
9.3 – Não é permitida a cedência de inscrição.
9.4 – A mudança de inscrição/prova é apenas permitida até ao dia 1 de setembro nas seguintes condições: Caso a inscrição na prova seja agora de valor superior, face ao inicial, o atleta terá de suportar o valor do prazo a decorrer, pagando a diferença. Caso a inscrição na prova seja de valor inferior, não haverá lugar a devolução.
9.5 – A organização poderá a qualquer momento suspender ou prorrogar os prazos, bem como poderá também limitar o número de inscrições.
10. LEVANTAMENTO DE DORSAIS / KITS DE PARTICIPAÇÃO
10.1 – Local: Salão Paroquial de Ovar, na Avenida do Bom Reitor.
10.2 – Dias 5 e 6 de Outubro em horário a informar.
11. PRÉMIOS
11.1 – Haverá prémios monetários para as seguintes classificações:
Para a Meia Maratona
Geral masculina: 1º ao 15º lugar;
Veteranos masculinos: 1º ao 3º lugar;
Geral feminina: 1º ao 15º lugar;
Veteranas: 1º ao 3º lugar.
Para a Corrida do Azulejo
Geral masculina: 1º ao 5º lugar;
Veteranos masculinos: 1º ao 3º lugar;
Geral feminina: 1º ao 5º lugar;
Veteranas: 1º ao 3º lugar.
11.2 – Os prémios monetários não são acumuláveis. Cada atleta só recebe um prémio monetário (o de maior valor).
11.3 – Os prémios monetários serão pagos 30 dias a partir da data do evento, quando acompanhados dos elementos solicitados na declaração a preencher.
11.4 – 1º atleta masculino da Meia Maratona receberá o troféu Câmara Municipal de Ovar.
11.5 – A 1ª atleta feminina da Meia Maratona receberá o troféu União de Freguesias de Ovar.
11.6 – O 1º atleta masculino da Meia Maratona natural do concelho de Ovar receberá um troféu.
11.7 – A 1ª atleta feminina da Meia Maratona natural do concelho de Ovar receberá um troféu.
11.8 – Haverá prémios de presença para todos os atletas que terminarem as provas.
11.9 – O atleta deverá ser portador do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão para prova, em caso de dúvida, da sua idade ou da sua identificação.
11.10 – A Organização não se responsabiliza pela ausência do atleta na classificação, devido a má colocação do chip.
11.11 – Não existe classificação coletiva.
11.12 – O tempo oficial para efeitos de classificação é o tempo do tiro de partida.
12. IDENTIFICAÇÃO DO ATLETA
12.1 – O atleta é obrigado a envergar o dorsal com chip incorporado no peito de forma visível.
12.2 – O incumprimento do ponto anterior leva à desclassificação do atleta.
13. OUTROS
13.1 – Os atletas terão obrigatoriamente de correr sempre pela estrada.
13.2 – Haverá uma zona de partida isolada, apenas para atletas devidamente identificados pela Organização.
13.3 – A não observância do estipulado nos pontos anteriores levará à imediata desclassificação dos atletas infratores.
13.4 – Os atletas poderão usufruir de duches nas instalações do Bombeiros Voluntários de Ovar e na Escola EB 2,3 António Dias Simões.
13.5 – Qualquer participante, ao efetuar a sua inscrição, autoriza a cedência, de forma gratuita e incondicional, dos direitos de utilização da sua imagem captada em filmagens e em fotografias que terão lugar durante o evento, autorizando a sua reprodução em qualquer meio comunicacional.
13.6 – Qualquer participante ao efetuar a sua inscrição, aceita tacitamente o presente regulamento.
13.7 – Os participantes poderão estar sujeitos a um controlo anti-doping.
13.8 – Poderá ocorrer o cancelamento da prova, devido a fatores externos à Organização, nomeadamente por catástrofes naturais, manifestações, greves, distúrbios, impossibilidade de uso das vias de circulação, determinação das autoridades de segurança pública ou outras causas não imputáveis à Organização. Nestes casos a Organização não se obriga a devolução do valor da inscrição aos atletas.
13.9 – A Organização reserva-se ao direito de adiamento do evento para uma data oportuna a informar, valendo a inscrição anteriormente efetuada.
14. JURI DA PROVA
14.1 – O Júri da prova será da inteira responsabilidade da Organização e do Conselho de Arbitragem da A. A. Aveiro.
14.2 – Os casos omissos serão resolvidos pela Organização e pelo Júri da prova, com base no regulamento de provas de estrada e corta-mato.
14.3 – Nesta prova estará presente um delegado técnico da A. A. de Aveiro.
15. CONTACTOS / INFORMAÇÕES
15.1 – Telefone/Fax: 256 583 597
15.2 – Email: [email protected] (meio preferencial)
15.3 – Site: www.afis.pt ; mmovar.afis.pt
15.4 – Facebook: https://pt-pt.facebook.com/Meia-Maratona-Cidade-de-Ovar-140708762615660/
15.5 – Instagram: #meiamaratonacidadeovar